• Home »
  • Destaques »
  • Escritas do Nordeste – “As nossas ideias sobre a apresentação de uma obra de análise crítica”

Escritas do Nordeste – “As nossas ideias sobre a apresentação de uma obra de análise crítica”

No dia 25 de outubro de 2017, realizou-se, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária Emídio Garcia, a apresentação da obra Escritas do Nordeste Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos, do professor Norberto Veiga. Participaram nesta atividade as turmas: 10.º F, 11.º A e 11.º B.

A professora bibliotecária Maria do Céu Afonso abriu a sessão, dando as boas-vindas e salientando a importância desta atividade, entre outras que se realizaram para assinalar o mês internacional das Bibliotecas Escolares.

De seguida, o professor Francisco José Lopes fez a apresentação do livro, começando por destacar as duas secções do mesmo, narrativa e poesia. Na narrativa, o autor estuda as obras de sete escritores, dos quais se destaca o escritor Ernesto Rodrigues com cinco ensaios; na poesia, são criticadas as obras de três autores. O apresentador salientou, ainda, o caráter pioneiro desta obra, uma vez que é a primeira que faz análise crítica de autores transmontanos, tornando-se, assim, numa mais-valia para as obras e os autores trabalhados.

Por fim, o autor referiu que o objetivo do livro foi dar a conhecer e divulgar a escrita de nove autores transmontanos. De seguida, pronunciou-se sobre a importância do livro e da leitura na formação do ser humano. Destacou o valor das palavras, recorrendo à leitura de vários poemas, e acentuou que a leitura nos dá lucidez, concluindo que devemos cultivar a insubordinação do pensamento.

Para nós foi uma aula diferente em que apreciámos a apresentação do referido livro, tendo a mesma ajudado a termos uma ideia sobre o assunto do livro. Achamos que a obra terá um bom uso, visto que é um livro de análise crítica sobre obras de autores transmontanos. Por outro lado, esta apresentação deu-nos a entender que para além de criticar as obras referidas serve de apoio para o leitor ficar com uma ideia geral do livro. Nesta apresentação, recordamos, ainda, que a leitura é uma componente indispensável da nossa formação.

 

Ana Morais e Lídia Cavaleiro, 10.º F.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.