Workshop – António Franchini (ilustração) e Roberto Chichorro (Pintura)

No dia 25 de maio de 2018, no âmbito do IV Festival Literário de Bragança, as turmas do curso de Artes Visuais, da Escola Secundária Emídio Garcia, (10.ºG, 11.º F e 12.º F.),  participaram no Workshop  dinamizado por António Franchini (ilustração) e Roberto Chichorro (Pintura), no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Os artistas partilharam, com os alunos,  experiências, memórias e alguns conhecimentos adquiridos ao longo das suas carreiras artísticas.

De ascendência italiana, António Franchini nasceu no Porto em 1959. Franchini contagiou. Os alunos ficaram maravilhados pela intensidade das suas deambulações com o làpis e o pincel, pela força da cor, pela diversidade na essência dos temas e das técnicas que utiliza.

Roberto Chichorro, artista conceituado, nascido em Moçambique e radicado em Portugal desde 1986, desafiou alguns alunos a traduzir a sua criatividade numa tela, salientando a importância da cor. “A sua pintura é uma dança de cores bem fortes…”. Por falta de tempo, a pintura não foi concluída.  A  tela inacabada foi  oferecida à Biblioteca da ESEG, tendo ficado prometido terminá- la, com os mesmos alunos, numa próxima visita do artista a Bragança.  A BIblioteca da ESEG foi, ainda, contemplada com as obras: Musicações de um Andarilho, de Roberto Chichorro e Ideias, Sensações e Vivências, de Franchini.

Esta atividade foi muito enriquecedora porque contribuiu para aumentar  o conhecimento e estimular a criatividade dos participantes, desenvolvendo assim, novas formas de expressão e comunicação através do processo da pintura.

 

Inês Bento e Sara Chaves  – 11.º F