• Home »
  • Destaques »
  • Projeto de Literacia da Leitura “Ler, escrever e educar para a inclusão”

Projeto de Literacia da Leitura “Ler, escrever e educar para a inclusão”

Objetivos: Desenvolver competências de leitura, escrita e ilustração, segundo uma aprendizagem colaborativa e de inclusão.

Destinatários: alunos abrangidos pela Educação Inclusiva.

Descrição: Ler, Escrever e Educar para a Inclusão, envolveu todos os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, abrangidos pela Educação Inclusiva, promovendo a leitura e a escrita em diferentes suportes, através de um trabalho colaborativo entre as docentes do ensino especial, diretores de turma e a biblioteca escolar.  

Esta boa prática que decorreu ao longo do 1.º e do 2.º período, integrou diversas atividades: sensibilização para a leitura (um livro, um filme); Visionamento e exploração de filmes; Leitura de livros com recurso a vários suportes; Consulta de dicionários; Ficha de leitura; Produção escrita; Aplicação de um Kahoot; Pesquisa e tratamento de informação; Ilustração e criatividade; apresentação dos trabalhos produzidos à comunidade escolar.

O projeto surgiu como forma e espaço de diferentes situações de aprendizagem (in) formal, de reflexão direcionada aos alunos, com o intuito de promover o gosto pela leitura, bem como a competência leitora essencial ao conhecimento/cidadania.