Celebração do Dia Internacional da Mulher

Há mulheres que trazem o mar nos olhos/ Não pela cor/ Mas pela vastidão da alma” são versos de Sophia de Mello Breyner, que muito bem se podem recordar no dia que é celebrado como o Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Foi precisamente nesse contexto que numa articulação entre a biblioteca escolar e os professores do curso de artes da nossa Escola, se promoveu a apresentação do livro “Olhos de Chinesa” de Eugénia Dobrões, que a própria mostrou a alunos e professores deste curso, bem como a todos que participaram na sessão realizada na biblioteca, na manhã deste mesmo dia.

Eugénia Dobrões, não sendo uma transmontana de gema, apresentou-se de alma e coração como tal, partilhando com a plateia algumas das suas recordações da infância e juventude que passou por terras nordestinas que considerou tão doces como duras. Admirou-se com a beleza atual da nossa Escola, onde também ela estudou e mais tarde iniciou a sua carreira académica.

“Olhos de Chinesa” conta-nos a história de uma viajante – sem se assumir como um livro de viagens – por terras de uma China de “oceanos de gente infinita que labora de manhã à noite [em busca] de futuros promissores [na ânsia] de mudar o mundo e criar impérios perdidos”.