• Home »
  • Destaques »
  • Apresentação do Livro: Assim Nasceu Portugal Vol.III – Os Conquistadores de Lisboa

Apresentação do Livro: Assim Nasceu Portugal Vol.III – Os Conquistadores de Lisboa

No âmbito do encerramento do MIBE, os alunos das turmas 10.º B e C e 11.º D e E, participaram no encontro com o escritor Domingos Amaral, no espaço da biblioteca. Esta atividade foi proporcionada pelo grupo Leya e evidenciou uma excelente oportunidade para desenvolver nos alunos várias literacias.

A professora bibliotecária deu início à sessão saudando os presentes. Ulteriormente, sublinhou a importância da atividade e proferiu uma breve apresentação sobre a biobibliografia do autor convidado, destacando o romance Assim Nasceu Portugal III, Os Conquistadores de Lisboa.

Tomando como referência o seu  livro Assim Nasceu Portugal III, Os Conquistadores de Lisboa, (O terceiro e último volume da trilogia sobre o nascimento de Portugal), Domingos Amaral falou do seu percurso de vida, da sua relação com os livros e da sua paixão enquanto escritor. O autor, de cerca de catorze romances, cativou a plateia de alunos e professores, que o ouviu atentamente.

Domingos Amaral começou por desmistificar a ideia de escritor, afirmando que ninguém nasce escritor e recorrendo a exemplos retirados dos seus romances, – como se de uma aula se tratasse, ou nas palavras do escritor em conversa – explicou como todo o processo surge e se desenvolve ao longo da vida, salientando como ponto crucial de todo este processo, a paixão pela leitura.

Referiu, também, que alguns livros, leituras e episódios que marcaram a sua vida, nomeadamente, em idade próxima daquela dos seus interlocutores, constituíram motivações para iniciar o processo de escrita e contribuíram para a escolha quer dos personagens quer das épocas retratadas nos seus romances. Confessa-se apaixonado pelos personagens à medida que a história evolui, é uma forma de transmitir essas emoções aos leitores.

Relevou, ainda, a importância de uma boa pesquisa e metodologia de trabalho disciplinada.

Após esta brilhante comunicação, seguiu-se um período de perguntas e respostas em que alunos e professores viram esclarecidas as suas dúvidas e curiosidades e uma sessão de autógrafos.