Bruno Vieira Amaral na Emídio Garcia

Integrado no Mês Internacional das Biblioteca Escolar, foi com grande satisfação que a Escola Emídio Garcia acolheu o Prémio José Saramago 2015, na sua Biblioteca, onde um atento auditório o ouviu com entusiasmo.

Num ambiente intimista, Bruno Vieira Amaral falou-nos do seu percurso de vida e de como se foi fazendo escritor, desde que em 2002, então com 24 anos, se aventurou numa “temerária incursão pela poesia”, o que lhe valeu ser selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores (Uma iniciativa conjunta do IPDJ, I.P. e do Clube Português de Artes e Ideias).

Contou-nos como se tornou colaborador no DN Jovem, na revista Atlântico e no jornal i, tendo sido também assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Circulo.

A propósito dos seus livros, explicou-nos como apropriando-se de personagens que acha marcantes da literatura portuguesa – dos clássicos, como Eça, passando por Saramago, até autores atuais, como Lídia Jorge ou Miguel Sousa Tavares, chegou ao do Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa, lançado pela Guerra & Paz. Do mesmo modo, confidenciou-nos em que e quem se baseou para escrever Aleluia!, a sua mais recente publicação, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que aborda o tema das religiões minoritárias no nosso país.

Por último, deu-nos a conhecer um pouco da sua visão sobre o seu livro mais sonante As Primeiras Coisas, com o cunho da QUETZAL, que já lhe valeu diversos prémios e onde as memórias do autor se confundem com o regresso de Bruno Eugénio, o protagonista da história, ao bairro Amélia, que juraríamos fica ali mesmo ao lado do bairro Vale da Amoreira, no concelho da Moita, distrito de Setúbal, bairro onde curiosamente o autor cresceu.

Resta-nos agradecer a Bruno Vieira Amaral a sua visita e à Câmara Municipal de Bragança que a proporcionou.