Encontro com…Fernando Calado
“Tinha nevado copiosamente e o edifício do Liceu Central Emídio Garcia de Bragança adivinhava-se ao longe erguido nas proximidades da Praça, onde a velha Sé é o último reduto das memórias dos austeros padres da Companhia de Jesus.” Começa assim o livro “O Milagre de Bragança”, o novo romance do Dr. Fernando Calado, um ilustre bragançano, apresentado eloquentemente pela Drª Elisete Afonso, no Salão Nobre da nossa Escola, na tarde do dia 14 de dezembro, na presença de vários alunos e professores do Agrupamento.
“O Milagre de Bragança” convida-nos para uma viagem histórica, atravessando um período conturbado, entre os anos vinte e setenta, ao qual a pequena cidade “misteriosa, às vezes sombria, outras vezes cheia de luz” não conseguiu ficar alheia, mesclando ficção e realidade, onde as vivências dos seus habitantes se intersetam de um modo intenso numa paradoxal pacatez da pequena urbe nordestina e Margarida emerge como a personagem central de uma trama entrelaçada entre judeus, maçons, militares, professores, estudantes e contínuos, que ajudam a pintar a paisagem transmontana de uma cidade onde se destaca o Liceu Nacional de Bragança, à época designado Liceu Central Emídio Garcia e agora conhecido como Escola Secundária, a nossa Escola.
Depois das boas-vindas do Dr. Eduardo Santos, o director do Agrupamento, o Dr. Teófilo Vaz deu-nos a conhecer o autor “um rapaz do seu tempo” como uma figura há vários anos ligada à cultura e educação no nordeste transmontano, que depois de se licenciar em Filosofia na Universidade do Porto foi professor em várias instituições nesta localidade e exerceu cargos de relevo: colaborou com artigos de opinião e literários em vários jornais, sendo ainda Diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.
Ao autor deixamos o nosso agradecimento pela partilha do seu trabalho e do seu saber e a todos os participantes fica o reconhecimento da importância da sua presença, certos de que assim todos ficámos mais enriquecidos.
Bem hajam!