Encontro com o escritor João Morgado
No dia 22 de maio de 2019, no âmbito do V Festival Literário de Bragança, o escritor, João Morgado visitou a nossa escola proporcionando aos alunos do 3.º ciclo, a aproximação com o autor e a sua obra.
Este escritor covilhanense tem já no seu currículo vários prémios literários e menções honrosas, é um reconhecido autor de romances, poesia e contos.
Após ouvir a sua biobibliografia, apresentada pela aluna Mariana Sá, do 8.º A, João Morgado, doutorando em Comunicação, afirmou “Gosto de dizer que sou um comunicador”. De facto, ao longo da sessão, fez jus a esta afirmação, revelando-se um excelente comunicador. Estabeleceu um diálogo de proximidade com os discentes, falando, de uma forma muito cativante, da sua paixão pela leitura e pela escrita, desde tenra idade. Explicou, entre outros pormenores, que a criação de hábitos de leitura desde muito novo foi absolutamente vital para a sua formação cultural e não deixou de afirmar que são necessários alguns sacrifícios para conseguirmos atingir os nossos objetivos.
Autor de uma vasta obra, João Morgado confessou-nos que tem um grande fascínio pela História de Portugal, o que é bem visível nos seus livros mais recentes (obras de ficção histórica, todavia solidamente assentes na História de Portugal): «Vera Cruz» (2015) sobre a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral, e «Índias» (2016), romance biográfico de Vasco da Gama. Estas obras tiveram uma adaptação para livros juvenis. O seu último romance «O Livro do Império» relata-nos os últimos anos de Camões e a controversa edição d’Os Lusíadas.
João Morgado explicou, baseando-se em exemplos das obras, que são romances históricos com investigação rigorosa mas que vai muito além de nomes, datas e lugares… Um romance deve oferecer um novo e verosímil olhar sobre os acontecimentos, o explorar da personalidade dos personagens, contando o lado menos bom dos nossos heróis, no sentido de entendermos que são humanos como todos nós e que a História é feita de “coisas boas e menos boas”. Prender o leitor ao longo do romance com novos episódios, pormenores, sensações, cheiros…, contribui para elevar os feitos heroicos dos nossos navegadores e para aprender História de uma forma agradável.
O autor adiantou que pretende lançar, brevemente, o romance biográfico de outra grande figura do séc. XVI, Fernão Magalhães.
No final, João Morgado respondeu a várias questões colocadas pelos alunos, o que é revelador do seu interesse, pela temática em discussão, e da atenção com que acompanharam a comunicação.
Todos ficamos com vontade de conhecer melhor a sua obra.
Em suma, nesta notável comunicação, João Morgado veiculou a mensagem de que todos os jovens devem dedicar parte do seu tempo à leitura, o que é absolutamente crucial para uma boa proficiência linguística (oral e escrita), mas também para ampliar os conhecimentos sobre o mundo que nos rodeia e sobre realidades que muitas vezes desconhecemos.