Fase Nacional do CNL

A primeira fase do CNL decorreu na Escola Secundária Emídio Garcia e terminou com a realização da prova e o apuramento dos alunos selecionados para os dois escalões: 3.º ciclo e ensino secundário. Este processo ficou concluído em dezembro de 2018. No dia 20 de fevereiro de 2019, pelas 14:00, na Biblioteca Adriano Moreira e na Biblioteca Municipal de Bragança, teve lugar a prova municipal, para apurar os vencedores que participarão na fase da CIM-Terras de Trás-os-Montes (Comunidade Intermunicipal).

Concluída a prova escrita, teve início a prestação oral. Nesta os alunos proferiram uma alocução, subordinada a um tema, por eles escolhido, dos dois propostos para cada ciclo de ensino. A nossa Escola participou nos dois escalões, acima referidos, com quatro alunos: Mateus Rodrigues, do 7.º D, Telma Gonçalves, do 9.º B, Ema Matilde Milão Costa, do 12.º PTAS e Maria João Carvalho, do 11.º C. Estes alunos merecem uma menção especial pela passagem à fase intermunicipal do CNL.

No final desta tarde dedicada à leitura, foram conhecidos os vencedores e entregues os respetivos certificados de participação e uma pequena lembrança a todos os alunos concorrentes. A celebração da leitura terminou com um agradável lanche convívio, onde não faltou um belo bolo em forma de livro, para assinalar duas efemérides: a festa da leitura e os 555 anos da cidade de Bragança.

A fase intermunicipal da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2018/2019 decorreu, nos dias 29 e 30 de abril de 2019, na cidade de Bragança, na qual participaram trinta e seis alunos das escolas pertencentes à CIM-Terras de Trás-os-Montes.

A organização desta fase, este ano, foi entregue ao Município de Bragança, sendo todo o processo delineado e supervisionado pela Biblioteca Municipal deste Município. A esta fase foram admitidos os alunos selecionados nas escolas da referida CIM e os que ficaram apurados na fase intermédia, realizada em Bragança, no dia 20 de fevereiro do ano em curso para as escolas do concelho. A Escola Secundária Emídio Garcia participou nos seguintes escalões: 3.º ciclo e secundário, em virtude de os alunos se terem apurado na sessão de 20 de fevereiro, realizada na Biblioteca Municipal de Bragança.

Este ano, a fase intermunicipal teve uma novidade. A prova escrita foi realizada no dia 29 de abril (segunda-feira) às 10:30 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e no dia 30 teve lugar a prova de palco que os vinte alunos selecionados de cada ciclo (cinco por ciclo) realizaram, no Teatro Municipal de Bragança. Por incompatibilidades de agenda, as alunas: Telma Gonçalves, do 9.º B, e Maria João Carvalho, do11.º C, não puderam comparecer às provas do CNL, pois nesses dias tinham outra atividade (PmatE-Universidade de Aveiro, 29 e 30 de abril). Daqui decorre a necessidade, em anos supervenientes, de se proceder à calendarização das fases do CNL a tempo, e de se harmonizar com outras atividades, em que as escolas participam, porque é pena que os alunos façam um esforço acrescido para ler as obras e elaborarem a exposição oral e depois se vejam impedidos de participar por sobreposição de atividades.

Após a correção da prova escrita, realizada no dia anterior, os dois representantes da Escola Secundária Emídio Garcia foram selecionados para a prova de palco. Terminado o desempenho dos alunos em palco, o júri anunciou os vencedores que irão representar a CIM-Terras de Trás-os-Montes, na fase nacional do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em Braga, no dia 25 de maio do corrente ano.

A atividade terminou com a entrega dos prémios aos alunos apurados e das lembranças às escolas participantes. O aluno Mateus Rodrigues, do 7.º D, da Escola Secundária Emídio Garcia, foi um dos vencedores do 3.º ciclo, tendo a honrosa missão de representar a CIM-Terras de Trás-os-Montes e a Escola Emídio Garcia na derradeira fase do CNL.

No dia 25 de maio, o aluno Mateus Rodrigues, do 7.º D, acompanhado pelo professor Norberto Veiga, deslocaram-se a Braga para participar na fase final do CNL. Após a receção e as boas-vindas aos alunos, estes realizaram o questionário online Quiz sobre a leitura. Seguiu-se um momento de animação musical. Ato contínuo, foram divulgados os vencedores e atribuídos os prémios do questionário Quiz. Após o almoço, decorreram as provas de palco dos vinte alunos selecionados. Concluída a prova de palco, foram entregues os prémios e os certificados aos alunos. O dia terminou com um pequeno lanche e a partilha de dois bolos decorados com motivos alusivos aos livros e à leitura.

Abreviando, saudações ao Município de Bragança e à Biblioteca Municipal pela organização das duas fases do CNL, à professora bibliotecária e aos professores da Escola Secundária Emídio Garcia que desenvolveram todo o processo na fase de escola (Ana Paula Pires e Norberto Veiga), auxiliaram e acompanharam os alunos nas restantes fases. Por último, aos alunos participantes nas três fases do Concurso Nacional de Leitura, renovando as saudações pela sua participação e desempenho e apelando para que no próximo ano letivo mais alunos da nossa escola participem no CNL, que tem como desiderato desenvolver a competência leitora dos alunos.

Norberto Veiga