Fase Regional do CNL – Segundo momento

Após ter decorrido a primeira fase do CNL, nos agrupamentos de escolas, realizou-se, no dia 20 de fevereiro de 2019, pelas 14:00, na Biblioteca Adriano Moreira e na Biblioteca Municipal de Bragança, a prova municipal, para apurar os vencedores que participarão na prova da CIM (Comunidade Intermunicipal).

A esta fase foram admitidos os alunos selecionados no primeiro momento, realizado nos respetivos agrupamentos de escolas.

Enquanto os concorrentes realizavam a prova escrita, os acompanhantes e os professores visitaram o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.

Concluída a prova escrita, os concorrentes, acompanhados dos professores e dos elementos da claque, dirigiram-se ao salão onde iria decorrer a prova oral.

Após uns breves momentos, a senhora vereadora da cultura da Câmara Municipal de Bragança abriu a sessão dando as boas-vindas aos presentes e apresentando o professor doutor Adriano Moreira. Ato contínuo, realçou a importância da leitura. Tomando a palavra, o professor Adriano Moreira proferiu uma breve e profunda alocução sobre o valor dos livros na formação do ser humano. Referiu que os livros são os nossos amigos mais fiéis e que sempre nos dizem coisas novas a cada leitura e releitura, consoante a idade em que os lemos. Realçando a ideia de que os livros são os nossos melhores amigos, confidenciou que ainda não doou todos os livros à Biblioteca Adriano Moreira, porque necessita de “alguns amigos” para conversar e lhe fazerem companhia.

Findos estes discursos e ultimados os preparativos técnicos, teve início a prova de expressão oral. Nesta, os concorrentes proferiram uma alocução oral, subordinada a um tema, por eles escolhido, dos dois propostos para cada ciclo de ensino.

No final desta tarde dedicada à leitura, foram conhecidos os vencedores e entregues os respetivos certificados de participação e uma pequena lembrança a todos os alunos concorrentes. Uma menção – justa e merecida – aos alunos: Mateus Rodrigues, do 7.º D e Telma Gonçalves, do 9.º B; Maria João Carvalho do 11.º C e Ema Costa do 12.º PTAS, pelo excelente desempenho e por se terem apurado para o terceiro momento do CNL – fase distrital – em data a definir. Estão, também, de parabéns as professoras bibliotecárias, os docentes que acompanharam os referidos alunos e os(as) professores(as) do Agrupamento que incentivaram os alunos a participar neste concurso.

A celebração da leitura terminou com um agradável lanche convívio, onde não faltou o bolo, para assinalar duas efemérides: a festa da leitura e os 555 anos da cidade de Bragança.

Epilogando, parabéns ao Município de Bragança e à Biblioteca Municipal pela organização desta fase do concurso, às professoras bibliotecárias, aos professores que, nos três agrupamentos, auxiliaram os alunos e, por fim, porque mais importantes, aos alunos concorrentes, reiterando os cumprimentos pelo seu desempenho e fazendo votos de que para o ano sejam mais a participar nesta festa da leitura.