“Lendo e Crescendo”

Na manhã fria do dia 20 de novembro, os alunos do 7.º I e a professora de Português foram à biblioteca da Escola Secundária Emídio Garcia a fim de participarem numa sessão de leitura em grupo, no âmbito do projeto “Lendo e Crescendo”, dinamizado pelos docentes Maria do Céu Afonso, Ana Anes, Ana Paula Pires e Norberto Veiga.

Com a colaboração de todos os alunos, realizou-se uma pequena tertúlia, onde tiveram oportunidade de expor ideias sobre leituras feitas e acima de tudo puderam fruir alguns momentos de leitura a seu gosto e interesse, sem qualquer imposição.

Na atualidade, os Programas, as Metas e as Aprendizagens Essenciais não permitem aos professores, nomeadamente os de línguas, a realização, em contexto de sala de aula, de mais momentos de fruição de leitura.

Com esta atividade, pretende-se criar nos alunos o desejo de ler por gosto e não associar, única e exclusivamente, esta competência à aprendizagem. Foi com este intuito que nasceu o projeto “Lendo e Crescendo”, possibilitando aos discentes momentos de leitura à sua escolha, em diferentes espaços e contextos. Reiterando o pensamento de Daniel Pennac, todos nós temos “o direito de não ler”, de reler, de saltar páginas, de trocar de livros, de selecionarmos o local onde queremos ler, entre outros direitos.

Por tudo o que foi dito, o mais importante é LER! Façam-no, só assim damos vida aos livros, que estão ali para nos oferecerem mil e uma aventuras.