Livro do mês – novembro

Tonalidades da Literatura Transmontana, de Norberto Veiga
Secundário

Simulando o próprio processo criativo «com a mestria com que os pintores da época áurea retratavam a realeza», Norberto Veiga apresenta dezasseis ensaios sobre literatura e cultura, que são, em si mesmos, uma pujante obra literária. Da poesia à narrativa, do drama aos ritos, são analisadas obras de autores transmontanos como A. M. Pires Cabral, Ernesto Rodrigues, Fernando de Castro Branco, José Mário Leite, Carlos d’Abreu, Francisco José Lopes, Fernando Mascarenhas ou António Sá Gué. O lugar de honra é reservado à poesia, «a única que se pode levantar contra as subtis formas de usurpação da liberdade do Homem», mas o autor não esquece os restantes géneros literários, abrindo o apetite a quem ainda não conhece as obras aqui retratadas e permitindo novas leituras a quem já as saboreou.
Norberto Francisco Machado da Veiga nasceu em Argozelo, concelho de Vimioso, em 1966, e reside em Bragança. Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 1998 e 2000 frequentou e concluiu o programa de doutoramento "Textos y lenguas en la antiguedad clásica", na Faculdade de Filologia, da Universidade de Salamanca. Em 2004, defendeu a tese de doutoramento, na mesma instituição, em Literatura Portuguesa, poesia contemporânea, com a classificação de "Sobresaliente Cum Laude". Este título foi homologado, em janeiro de 2008, pela Universidade do Minho. Em 2007, o seu título de licenciado foi reconhecido, em Espanha. Professor do quadro de Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e formador acreditado, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o certificado CCPF/RFO- 33896/13, nas seguintes áreas e domínios: A46 Português/Língua Portuguesa, A57 Literaturas (Portuguesa), B11 Pedagogia e Didática e C05 Didáticas Específicas (Português). Neste âmbito tem dinamizado diversas ações de formação no CFAE do Tua e Douro Superior, tendo lecionado a formação sobre o Novo Programa de Português do Ensino Secundário, organizada pela Direção-Geral da Educação. Tem publicado na imprensa regional e escreveu prefácios e textos para obras de vários autores, apresentando, também, muitos desses livros.

Contos Tradicionais do Povo Português (uma seleção)
3.º Ciclo

Histórias de reis, príncipes, condes, cavaleiros, sargentos, mágicos, meninas feias, meninas bonitas, sapateiros, ermitões, velhinhas, ladrões, fadas, anões, bois, galinhas, lobos, baratas... Histórias ricas em ensinamentos seculares e, como árvores, com raízes tão profundas que ajudam a conhecer e compreender a identidade da cultura portuguesa. A Coleção Educação Literária reúne obras de referência da literatura portuguesa e universal indicadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura.
Teófilo Braga nasceu em 1843 e morreu em 1924. Fundador do Partido Republicano, foi nomeado presidente da República por via constitucional em 1915. É conhecido pela grande variedade de atividades e pela riqueza prolífica da sua obra, que constitui uma abordagem pioneira na História da Literatura portuguesa. .