Projeto Lendo e Crescendo – Leituras em Família

Falar de educação é falar dos desafios que enfrentamos, diariamente, professores, encarregados de educação e todos os responsáveis pelo ensino. Educar é colaborar, é criar parcerias. E a parceria família-escola é fundamental para o processo de ensino aprendizagem dos jovens, pois estes gostam que os seus pais participem no seu processo de ensino, em atividades da sua escola e que os elogiem e motivem.

E foi assim com este espírito colaborativo, que, no dia 19 de fevereiro, pelas 16 horas e trinta minutos, se dinamizou, na Biblioteca da Escola Secundária Emídio Garcia, “Leituras em Família”, no âmbito do projeto “Lendo e Crescendo”. Tendo como participantes os alunos do 7.ºI, a professora de Português, Ana Anes, os encarregados de educação e a equipa da biblioteca que se reuniram para realizar esta atividade.

Tal foi o empenho e interesse manifestado por todos os intervenientes, que este encontro superou todas as expetativas.

Foi deveras motivador ver nos rostos daqueles adolescentes um sorriso de orgulho, de dever cumprido, após um nervosismo inicial. Não era brincadeira, pois tinham que partilhar este momento com os seus familiares. E o resultado não podia ter sido melhor, os pais simplesmente adoraram ver os seus filhos tão ativos, participativos e felizes.

Houve declamação de poemas, leituras expressivas de excertos de obras literárias, leituras a dois, visualização de PowerPoint, debate sobre a importância da leitura e a coreografia de uma música. Foi de tal forma maravilhoso, que ninguém se apercebeu da passagem do tempo. Noventa minutos que simplesmente “voaram”.

Depois de todas estas atividades, ainda houve tempo para um pequeno lanche, onde todos puderam confraternizar, agora de uma forma mais descontraída e informal.

É bom conviver. É bom ler. E quando juntamos estas duas realidades, o resultado só pode ser excelente.

Venham mais atividades como esta!