Semana da Leitura – “Uma viagem pelos amores de Camões”

No dia 08 de março celebramos, através da literatura, o Dia Internacional da Mulher. Nada melhor para comemorar este dia do que falar de literatura no feminino. Maria João Lopo de Carvalho falou com paixão sobre o seu romance histórico mais recente, baseado na vida e nos amores de Luís Vaz de Camões, intitulado: Até que o Amor me Mate – As mulheres de Camões.

No Salão Nobre da escola, a escritora foi surpreendida com uma exposição de 23 retratos executados com técnicas variadas, pelos alunos do 12.º G, do curso de Artes Visuais, orientados Pelo Professor Manuel Trovisco (a partir de uma fotografia de Maria João Lopo de Carvalho, o professor propôs aos alunos a representação de uma mulher do século XVI, amante de Camões). O resultado foi excelente. Maria João Lopo de Carvalho, agradada, observou atentamente, fotografou e agradeceu.

Através de uma apresentação dinâmica que cativou o público, maioritariamente constituído por alunos do ensino secundário, a obra, Até que o Amor me Mate, serviu de mote para a conversa. A autora partilhou histórias e aventuras relacionadas com a preparação do livro, através da união dos dados históricos – recolhidos durante três anos junto de estudiosos do poeta – e os relatos das experiências vividas na sua aventura camoniana.

Além do extenso trabalho de pesquisa, a aventura da escrita deste livro levou a autora a ir mais além e percorrer os locais por onde andou Camões antes de escrever Os Lusíadas. Durante a viagem de dois meses, que emocionalmente chama de “viagem dos sentidos”, a autora passou por 12 países e 16 cidades: “Precisava de sentir, pisar, cheirar, ver e provar todos os sítios onde o poeta esteve, para estar o mais próxima possível dele.” Como única companhia, silenciosa, mas fiel, um exemplar d’Os Lusíadas, dentro da mochila, que a ajudou a compreender todo o universo camoniano, e a concluir que o poeta português adorava as mulheres. A própria escritora admite ter ficado completamente apaixonada por Camões, o poeta, mas também o homem, o Luís Vaz, como carinhosamente gosta de chamar.

O evento terminou com uma sessão de autógrafos.