Desafios de Leitura para o Verão

Porque o verão é a oportunidade perfeita para nos aventurarmos, lançamos-te um repto especial, que inclui alguns livros da nossa biblioteca. Aceitas cumprir os desafios de leitura que te propomos?

1. LÊ UM CLÁSSICO QUE ASSINALE UM ANIVERSÁRIO REDONDO

A nossa sugestão:

O GRANDE GATSBY de F. Scott Fitzgerald

Foi em 1925, há precisamente um século, que Francis Scott Fitzgerald publicou um dos romances mais impactantes da literatura americana: a história de um misterioso milionário que organiza as mais opulentas festas na esperança de se reencontrar com uma antiga paixão.

2. LÊ UM LIVRO DE UM ESCRITOR PORTUGUÊS QUE AINDA NÃO CONHEÇAS

Para não te ficares apenas pelos que já conheces e admiras, desafiamos-te a ler pelo menos um livro escrito por um autor português que nunca tenhas lido.

A nossa sugestão:

NEM TODAS AS ÁRVORES MORREM DE PÉ de Luísa Sobral

Este é um romance sobre duas mulheres unidas pela desilusão e pelos cinquenta anos mais tristes da história da Alemanha. Com uma estrutura muitíssimo original e uma galeria de personagens inesquecível, Nem Todas as Árvores Morrem de Pé marca a estreia fulgurante de Luísa Sobral na ficção.

3. LÊ UM LIVRO DE UM AUTOR DISTINGUIDO COM UM PRÉMIO IMPORTANTE

Estas férias, experimenta ler pelo menos um livro de um autor previamente reconhecido com um grande prémio e diz-nos se os jurados escolheram bem.

A nossa sugestão:

TRILOGIA de Jon Fosse

Um volume hipnotizante do vencedor do prémio Nobel de Literatura de 2023.

Narrada com a prosa onírica que fez de Jon Fosse um dos maiores escritores de sua geração, Trilogia reúne três histórias sobre Asle e Alida. Através de uma profusão de referências históricas, culturais e teológicas, Fosse trata de temas como injustiça, resistência, crime e redenção e oferece um retrato assombroso — e sublime — dos sacrifícios que fazemos por aqueles que amamos.

4. LÊ UM LIVRO COM MENOS DE 100 PÁGINAS

É verdade que ler bem não significa necessariamente ler muito.

A nossa sugestão:

ACOLHER de Claire Keegan

As grandes histórias escondem-se, por vezes, nos livros mais curtos — e isso é ótimo, porque os livros com menos páginas ajudam-te a alcançar mais rapidamente a tua meta de leitura. Uma menina vai viver com pais adotivos numa quinta na zona rural da Irlanda sem saber quando regressará. Numa casa desconhecida, de gente estranha, encontra um calor e uma afeição que não sabia existirem e começa lentamente a florescer. Até que a revelação de um segredo a faz compreender a fragilidade da sua vida.