Encontro com João Diegues
Na sexta-feira do dia 12 de fevereiro, recebemos na nossa Escola o jovem escritor João Diegues, natural de Paçó de Vinhais e ex-aluno desta instituição, para partilhar com um grupo de alunos e professores os seus primeiros passos no mundo da escrita.
O João acabou de publicar o seu segundo livro “O Reencontro”, que o próprio apresenta como uma sentida homenagem ao seu avô, o seu maior ídolo. No primeiro livro “Caminhos de Primavera”, publicado pelas Edições Vieira da Silva, podemos encontrar um conjunto de poemas escritos durante a sua adolescência, que espelham o estado de alma de um jovem em interacção com o seu meio, com o qual procura florescer, tal como acontece com a natureza durante a primavera.
Em “o Reencontro”, o autor conta-nos a história de um jovem estudante transmontano que se apaixona por uma rapariga “magnífica”, também ela a estudar em Lisboa. Esta é uma história singela, mas à qual não falta um enredo marcado pelas dificuldades inerentes a uma diferente crença religiosa, que os obriga ao doloroso afastamento.
Neste seu romance, o autor não esquece os seus próprios lugares e as suas próprias vivências, mesclando ficção e realidade numa narrativa, também ela singela, de onde ressalta o amor pela sua terra, pelas suas gentes, pelos seus avós, família e amigos.
Foi com esta simplicidade que o João Diegues se apresentou à plateia que o pôde escutar, pois, independentemente do final da história, tal como o próprio diz: “basta acreditar”.