Semana da Leitura – “Literacia, Média e Cidadania”

Após uma semana de promoção da leitura e das literacias, realizou-se, no dia 12 de março, pelas 10h30, no salão nobre da ESEG, a última iniciativa do programa, que consistiu num colóquio/debate sobre “Literacia, Média e Cidadania” destinada aos alunos das turmas do 10.º C, 10.º E, 10.º F, 11.º C, 11.º D e 11.º E, do ensino secundário.

Na mesa, sentaram-se os jornalistas convidados: António Rodrigues (diretor do semanário Mensageiro de Bragança; João Faiões, jornalista da SIC e Teófilo Vaz, diretor do semanário Jornal Nordeste.

Abriu a sessão a professora bibliotecária, Maria do Céu Afonso, dando as boas-vindas a todos e agradecendo a presença e a disponibilidade dos elementos da mesa, elencando, por último, os objetivos desta atividade que foram plenamente atingidos. Os palestrantes dissecaram os meandros labirínticos da comunicação social. Alertaram para o rigor das fontes, para a imparcialidade e objetividade jornalística, de acordo com o código deontológico, e clamaram, de forma veemente, contra as notícias falsas e a contrainformação, visto não observarem os preceitos do referido código e de contribuírem para a desinformação e confusão dos leitores.

No final, os alunos colocaram algumas questões, o que é revelador do seu interesse, pela temática em discussão, e da atenção com que acompanharam as comunicações.

Foi uma excelente forma de terminar a Semana da Leitura, uma vez que os alunos tiveram a oportunidade de ouvir três jornalistas da cidade e de aprofundar os seus conhecimentos sobre estas temáticas, sempre prementes e atuais, para, assim, estarem em melhores condições de fazer uma escolha consciente na imensa panóplia de meios informativos que têm à sua disposição.

 

This slideshow requires JavaScript.