Palestra – “ As letras que nos formam: da Lieratura à Genética”
A palestra intitulada “ As letras que nos formam: da Literatura à Genética”, proferida pela Doutora Inês Nogueiro, investigadora na área da Genética, decorreu no dia 11 de março, no Auditório Paulo Quintela, tendo participado alunos do ensino secundário das escolas da cidade.
Esta atividade, inserida no evento, “Semana da Leitura”, foi promovida pela RBB (Rede de Bibliotecas de Bragança) e teve como objetivo incentivar os jovens a criar hábitos de leitura e aproximá-los da Ciência.
A palestrante, iniciou a comunicação defendendo a proximidade entre Ciências e Humanidades: “ Ciência e Literatura não são duas coisas distintas, são dois lados de uma mesma coisa”. Ciência e Literatura, apesar de terem linguagens específicas e métodos próprios, podem ficar valorizadas quando postas em interação, proporcionando diferentes leituras e novas perspetivas de análise. Neste contexto de diálogo entre saberes diversos, deu exemplos da nossa literatura: Miguel Torga (Escritor e Médico); Mia Couto (Escritor e Biólogo); António Gedeão (Escritor e professor de Fisico-Química) e realçou a importância dos livros que podem funcionar como uma espécie de espelho, porta, trampolim, que geram em nós uma multiplicidade de sentidos.
Explicou como , após ter lido o livro Os Judeus, de Francisco Manuel Alves, mais conhecido como Abade de Baçal, surgiu a ideia de juntar Genética e História,“Pegar na Genética e refazer a História”. Para a oradora, trabalhar em genética significa tentar ler o que está escrito geneticamente e reconstruir a vida da pessoa.
A Doutora Inês demonstrou, através do seu percurso académico, que é possível, independentemente da carga genética, alcançar os sonhos desde que haja trabalho e empenho.
Por último, falou do seu trabalho como investigadora, relacionado com a presença judaica em Bragança e de como a literatura foi importante no desenvolvimento deste trabalho.
Foi uma comunicação interessante, num registo muito expressivo, pautada pela surpresa dos presentes, face à temática apresentada, mas que depressa deu lugar a uma curiosidade atenta, à medida que a palestrante foi revelando o fascínio pelo tema e o valor crucial que a Literatura teve no seu percurso formativo.
Com esta iniciativa, pretendeu-se aproximar os alunos do Ensino Secundário da Ciência e da Investigação e relembrar a importância dos livros, “amigos” inseparáveis no nosso trajeto de vida.